sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Futebol, seus dias estão contados.

No momento "Esporte Também é Cultura" do Meu Querido Blog desta semana, a discussão será em torno de um esporte que, particularmente, nós brasileiros somos grandes admiradores: o rugby.

Tudo bem, ainda não somos esses "grandes admiradores", mas há quem seja. Esse autor que lhes escreve também não é nenhum conhecedor desse esporte e até peço, para aqueles que saibam sobre o assunto, que me chamem a atenção caso escreva alguma asneira.

Para tentar esclarecer algumas dúvidas recorri a um querido amigo meu que respeito muito e, por está razão, ainda o trato com algumas formalidades. O Sr. W. Pédia me disse que o rugby, ou rúgbi (nome abrasileirado), surgiu de uma jogada irregular do futebol. Um jogador chamado William Webb Ellis pegou a bola com as mãos e seguiu com ela até a linha de fundo adversária.

Essa história se passou em 1823 no colégio de Rugby, em uma cidade chamada Rugby e o condato, acho que vocês já devem saber o nome... exatamente. Só poderia ser o condato de Warwickshire na Inglaterra. Contudo, o rugby foi reconhecido como esporte, apenas, em 1863.

O Rugby se trata do segundo esporte de equipes mais popular do mundo. Perde apenas para o futebol, outra criação dos ingleses.

Para maiores informações sobre o rugby existe a internet inteira para vocês recorrerem. Para aqueles que já estiverem engajados no assunto, ou mesmo aqueles que não, eu recomendo um blog, em fase de ascensão, chamado "um pouco de rugby". Lá encontrarão informações mais concretas e de maior confiança.

Na minha humilde opinião, a violência que o inglês não quis colocar no futebol, ele passou para o rugby. Perdoem a comparação chula, mas o futebol americano é semelhante ao rugby, exceto pelo excesso de equipamento e devido ao maior número de interrupções durante o jogo. De repente é o medo de se machucar.

Abaixo há dois vídeos que achei no youtube. Ambos tratam o rugby de forma positiva, porém cada um do seu jeito.





Inté.

5 comentários:

Anônimo disse...

rugby é o esporte onde o coração vale mais que habilidade e técnica... é apaixonante

Mar e Ana disse...

A 1° vez q eu vi um jogo d rugby eu fiquei totalmente sem entender :S
Dae um amigo apaixonado pelo esporte me explicou e olha q até q é interessante? =]


:*

Alessandra Castro disse...

Medo eterno desse esporte. Muita brutalidade, dá p/ menina brincar?? Acho q naum neah?? E o povo é todo desdentado cheio de hematoma.

Vitor disse...

Acho rugby coisa de viado. Futebol americano sim é coisa de macho (o Leandrito fica puto sempre que eu falo isso...por isso que eu continuo repetindo).

E o Colts perdeu! Malditos fdp! O merda do Manning teve as manhas de tomar 3 (TRÊS!!!!) interceptações...cabaço.

Agora o título é do Patriots! A não ser que o seu timeco faça mágica.

Eu podia falar sobre futebol americano aqui?

Anônimo disse...

ahahha
o futebol americano, nasceu do rugby inclusive
outro fato interessante, eh q o melhor jogador de rugby do mundo, recebeu proposta para jogar futebol americano
e sabe o q ele respondeu?
não jogo esporte de bixinha =D

eu jogo rugby pela faculdade
e como ja disseram ai, no rugby, kem tem mais garra e coração, eh kem mais joga no time =D