
O filme Inimigos Públicos é uma adaptação do romance de Bryan Burrough, que se passa nos anos de 1930. Época em que a criminalidade estava uma coisa de louco.
Após capturar (matar) o pobre coitado, Pretty Boy Floyd, Melvin Purvis é chamado por J. Edgar Hoover para formar o Bureau de Investigação Federal (FBI) e prender John Dillinger, um dos maiores assaltantes de banco da parada.
Dillinger, por sua vez, continua com os assaltos, mesmo com os tiras no seu pé. Porém, além do seu trabalho ser um tanto quanto perigoso, acaba não dando o lucro esperado. O que mostra uma transformação no cenário criminal dos Estados Unidos.

Os chamados "inimigos públicos" são justamente os caras com nomes legais. Lendários ladrões de banco ou de trem que tiveram que enfrentar não apenas a caçada do FBI, mas também o crescimento do crime organizado, como as máfias de apostas.
Apesar de bem interessante, o roteiro não é o que mais chama a atenção. O diretor Michael Mann e o diretor de fotografia Dante Spinotti impressionaram, tanto no estilo de filmagem, com captação digital de alta definição, quanto na fotografia. As cenas com baixa luz são um show a parte.

Um filme muito belo, mas um tanto quanto superficial. As histórias de cada personagem não se estendem, apesar de ser característico, uma vez que a vida desses ladrões é bem corrida. Explicável, mas que incomoda, principalmente quando se espera mais do filme.
O elenco é quente e não tem do que reclamar: Christian Bale, Johnny Depp, Channing Tatum, Emilie de Ravin, Leelee Sobieski, Marion Cotillard, Billy Crudup, Giovanni Ribisi, David Wenham, Stephen Dorff, Rory Cochrane, Lili Taylor, Stephen Lang, Shawn Hatosy e Stephen Graham.
Outro grande ponto forte do filme são as fugas e os tiroteios, as armas chamam muito a atenção, claro, mas mais pelo seu estilo do que pelo seu poder de destruição. Com destaque para os ângulos dessas cenas, méritos da equipe de Mann.
Uma ótima diversão, digna de ser ver no cinema. Mas os funcionários do Críticas Impagáveis não ganharão o DVD no tradicional presente de Natal.
Inté.
5 comentários:
Para mim um dos melhores filmes do ano. A superficialidade dos personagens dá o tom, justamente porque são muitos, logo o filme se estenderia demais, creio eu. E a fotografia, figurino etc são da mais pura perfeição cinematográfica. Nota 10 pro filme, nota 8 pro blog porque não vai me presentear com o filme no Natal.
Ainda não sei se gostei desse filme.
Ah! E me assustei constantemente com os milhares de tiroteios! Mas acho que fui só eu mesmo =)
Quero assistir, quero assistiiirrr!!!!!
:***
Ahhh se o denis ganhar o filme de natal eu tbm quero!
Postar um comentário