segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cuidado com os doces

O filme Caramelo (Sukkar Banat) é uma comédia que se passa em Beirute, capital do Líbano, e conta a história de 5 mulheres com problemas pessoais que se encontram regularmente em um salão de beleza.

Layale é a dona do salão Sibelle, persiste em um relacionamento com um homem casado e sonha com o dia em que ele se separará. A sua volta estão as funcionárias Nisrine, prestes a se casar, mas não sabe como contar ao noivo que não é mais virgem, e Rima, que sente atração por gurias. Além delas há a cliente assídua Jamale, que tem medo de envelhecer, e a simpática senhora Rose, que abriu mão de muita coisa para cuidar da irmã mais velha (comédia em pessoa).

No salão, os temas prediletos são amor sexo e machos. Porém, muita coisa se passa fora desse local.

As primeiras cenas mostram mulheres se deliciando com o caramelo que, mais tarde, servirá para arrancar pelos de clientes. Apesar de arcaico, uma pasta para depilação pode ser feita com água, açúcar e limão. E aí que está a beleza da contradição, que tenta se comparar a vida das mulheres, das alegrias e prazeres aos pesados dramas e sofrimentos femininos.

O primeiro longa-metragem da diretora Nadine Labaki foi o representante do Líbano ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou o Prêmio do Público, o Prêmio do Júri Jovem e o Prêmio Sebastián, no Festival de San Sebastián.


O elenco conta com a própria Nadine no papel de Layale, Yasmine Elmasri (Nisrine), Joanna Moukarzel (Rima), Gisèle Aouad (Jamale), Adel Karam (Youssef), Sihame Haddad (Rose), Aziza Semaan (Lili), Fatmeh Safa (Siham), Dimitri Staneofski (Charles), Fadia Stella (Christine) e Ismail Antar (Bassam).

Apesar de não ser dirigido para as mulheres, é um filme bem feminino. Os cuecas de plantão vão estranhar muitas coisas, culpa da visão masculina, porém é divertido e vale a pena ser assistido.


Inté.

3 comentários:

Anônimo disse...

confesso q tenho um certo preconceito e ainda não me convenci a ver esse filme. maaasss qm sabe...
achei ele mais interessante depois do trailer!

Unknown disse...

confesso q tenho um certo preconceito e ainda não me convenci a ver esse filme. maaasss qm sabe...
achei ele mais interessante depois do trailer! [2]

Unknown disse...

quero ver esse filme....vou tentar essa semana!!Mas parece ser beeeem d menina mesmo!

Bjos querido!