sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Cego" é a mãe!

O filme Ensaio sobre a Cegueira (Blindness) estreou nas telinhas no dia 12 de setembro, e o Meu Querido Blog enviou seu crítico ao cinema, sem direito a pipoca, nesta quarta-feira, dia 24 (sim, completamente atrasado).

Para quem não conhece, ou tem tempo de sobra para ficar lendo isso aqui, o filme é baseado no livro do renomado português José Saramago, que traz a história da humanidade em meio a epidemia de uma cegueira misteriosa que surgiu do nada e ninguém consegue explicá-la.

As pessoas "infectadas" são obrigadas a entrar em quarentena e viver em um prédio caindo aos pedaços. Uma convivência aos trancos e barrancos, que piora conforme o aumento do número de moradores. Apenas uma pessoa consegue enxergar nessa algazarra, a personagem da Julianne Moore), e vocês sabem como é: "em terra de cego, andorinha não faz verão"... não, o certo é "quem tem boca... não precisa ver"... não... "gato escaldado que tem olho é rei"... não... bom, é alguma coisa assim.


Se contar mais, estraga. Agora se eu fosse você, eu assistia, mas como eu não sou, vou deixar você decidir.

O livro do Saramago já te deixa perplexo. Difícil imaginar como seria viver em uma sociedade em que nenhuma pessoa consegue enxergar. A filmagem justamente trabalhou o incomodo de não poder ver e, antes que vocês façam a piadinha, não é apenas uma tela preta durante todo o filme, muito pelo contrário, não é a toa que a tal doença é chamada de "cegueira branca".

Outro fator bacana é a cidade de São Paulo, nos momentos bons e ruins do filme. Não sou um grande conhecedor de sampa, confesso que em termos de localização sou péssimo, mas facilmente identificamos a Avenida Paulista e a Ponte Estaiada.

O elenco conta com Julianne Moore (Longe do Paraíso, As Horas), Mark Ruffalo (Zodíaco, Traídos Pelo Destino), Alice Braga (Eu Sou a Lenda, Cidade de Deus), Yusuke Iseya (Sukiyaki Western Django, Kakuto), Yoshino Kimura (Sukiyaki Western Django, Semishigure), Don McKellar (Monkey Warfare, Childstar), Maury Chaykin (Verdade Nua, Adorável Julia), Danny Glover (Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho, A Cor Púrpura) e Gael García Bernal (Babel, Diários de Motocicleta, E Sua Mãe Também).

Com atuação impecável do Gael, o cara é bom mesmo, Meu Querido Blog aprova e assina embaixo.

Fiquem com o trailer, que vocês já se cansaram de ver, e para mais informações acessem o site do filme ou leiam o livro.


Inté.

5 comentários:

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

achei mt interessante!!!!

Brancatelli disse...

Pois o Brancatrolhas assistiu (também sem direito à pipoca) juntamente ao querido aí do blog e também assina em baixo...

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Renatinha disse...

Nem que a gente tivesse direito a pipoca poderiamos comer!:(
Reserva Cultural maldito anti-pipoca.

Mas eu assisti (junto com o querido e com o Brancatelli) e também assino embaixo. (ou do lado, ou em cima...tanto faz)

Vitor disse...

Eu não assisti mas eu adoro aquela frase "quem tem boca vai à roma" AHAHAHAHAHHHHHAHAH

Mar e Ana disse...

Eeeeeu queeero iiiirrr!!!
Mas aqui na roça ainda não chegou ¬¬'

:*