terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Avenida de Grandes Carros

Pela primeira vez eu quis saber o que é o carnaval fora de casa. Não uma viagem para a praia, muito menos uma reunião de família. Fui para onde os olhares, e as câmeras da Globo, estão dirigidos. O desfile das escolas de samba de São Paulo.

Antes de tudo gostaria de explicar que esta espécie de relato não é comum neste blog. Meu principal objetivo é que o Meu Querido Blog não tenha cara de diário, apesar do nome sugestivo. Porém, não poderia relatar está experiência de outra maneira. Foi real e assim que deve ser escrita, mas isso não impede que outros textos sejam originados desse momento.

Todos comentam sobre o desfile das escolas do Rio de Janeiro, o de São Paulo fica em segundo plano. Apesar da inexperiência nessas festas em avenidas, acredito que o carnaval paulista não fica muito atrás.Os dois dias de desfile foram marcantes e me estenderia demais aqui para contar tudo. Então vou me prender a algumas coisas. A começar pelas pessoas.

Simplesmente eu não sei de onde saíram tantas pessoas. Não apenas aquelas que estavam assistindo ao desfile, mas também aquelas que desfilaram. A avenida do Anhembi era tomada por pessoas contagiadas pelo clima e eram empurradas pelo samba. Algumas se divertiam, outras trabalhavam. Contudo, todos formavam um. Uma voz, uma cor, uma escola, uma comunidade. Esse é o espírito que chama a atenção, que apaixona e contagia.

Emoções a parte, vamos as fatos. Infelizmente, ou felizmente, nesses desfiles há os vitoriosos e os derrotados (se é que posso dizer assim, por se tratar de uma festa). Para o Grupo de Acesso (2° divisão das escolas de samba) caíram as escolas Águia de Ouro e Camisa Verde e Branco, subiram para o Grupo Especial (1° divisão) a Leandro de Itaquera e a Unidos do Peruche.

A grande campeão foi a tradicional Vai-Vai. Basicamente, o seu enredo, ou tema, era sobre a educação. Já a Mocidade Alegre (vice-campeã) trouxe para a avenida um enredo sobre a cidade de São Paulo. Deixaram para trás outras escolas que realizaram desfiles impecáveis como Vila Maria e Rosas de Ouro.

Consegui parar o tempo várias vezes, devido aos meus poderes e minha câmera digital. Não vou colocar todas as fotos aqui, mas vou destacar alguns momentos.

Alegoria da Acadêmicos do Tucuruvi
Parte do carro Abre Alas da Vila Maria
o maior carro alegórico do desfile de São Paulo

Um dos carros que eu mais gostei,
mas devido a minha exaltação

eu não lembro a qual escola pertence.

Abre Alas da X-9 Paulistana
Abre Alas da Império de Casa Verde
Mais outros dois carros da Império de Casa Verde
Como vocês puderam notar, há mais fotos da escola Império de Casa Verde. Ela não é a minha favorita, mas o enredo era muito bom (acho que era sobre a MPB) e os carros alegóricos são gigantes e muito bem feitos.

Acredito que vocês também repararam que eu não coloquei fotos de algumas outras escolas. Para ser sincero a bateria da minha câmera não ajudou muito. Entretanto, a campeã e a vice foram salvas, pois consegui tirar boas fotos, que ficaram para o próximo post.

Inté breve.

4 comentários:

Vitor disse...

Lindas as fotos hein, funny...ficaram fodas demais...
to vendo que já perdemos mais um para esse mundo do carnaval que enfeitiça a todos que se aproximam dele...

ano que vem, acho que terão mais algunas queridos na batucada nota 30 estandarte de ouro do Limão! Não vai ter pra ninguém! Tuuuuudo nosso!

PS: e o carro alegórico do palhaço que você não sabe de quem é, pertence à Mancha Verde ;)

Mar e Ana disse...

heheheh LINDAS AS FOTOS parabéns!!!
e linda a sua paixão pelo samba dos desfiles e coisa e tal =]
tbm to achando super legal entender mais e acompanhar esse universo todo =]

ano q vem, eu tbm vou!!!!

;***

Alessandra Castro disse...

Má deu p/ pecar?? ;)

Studio A disse...

Douglas realmente já estou quase convencida de ir desfilar esse ano rsrsr